segunda-feira, 17 de março de 2008

A "palestra"


Justo quando eu achava que as coisas estavam caminhando bem...

Sexta-feira, 19h40, aula de América (ou seja, sobre os habitantes das Américas antes da chegada dos europeus) com professor colombiano que fala um portanhol que eu não entendo. Aluna do segundo ano chega na sala e comenta com o professor que em meia hora começará uma palestra sobre as relações México X EUA e o tratado de livre comério assinado pelos dois países. Professor legal comenta com a sala e faz uma proposta: decidir se teremos aula ou se iremos para a palestra.

Não preciso nem falar que mais da metade da sala escolheu ir para a palestra. Palestra aqui sendo traduzida do seguinte modo: ficar no máximo 5 minutos e depois ir para o bar! Eu e outras pessoas da sala escolhemos ter aula, mesmo porque semana que vem é feriado, ficaremos mais atrasados ainda no programa e teremos que eventualmente repor a matéria e também porque, afinal, eu pago um absurdo de mensalidade para ter aula. Lógico que agora serei conhecida como a velha, chata e nerd que não quer que ninguém se divirta!

O fato da maioria do pessoal que escolheu ir para a "palestra" ter entre 18 e 20 anos também diz muito, não? Penso que eles acham que faculdade é só festa! Acho um absurdo pessoas que vão pra aula, ficam algum tempo na sala, saem e não voltam mais, ou as que vejo antes da aula pelos corredores e acabam nem entrando na sala. Na minha primeira faculdade, eu também matei aula no primeiro semestre, mas me arrependo muito! Deixei de aprender tanta coisa e sinto que isso me faz falta. Mas hoje penso da seguinte maneira: se você não quer ter aula, se prefere ficar em casa e encher a cara em butecos por ai, por que prestou vestibular? Por que não pediu para o papai para ter um ano de vagabundagem antes de entrar na faculdade? Acho que o estudo deve ser levado a sério e para isso as pessoas precisam de um pouco mais de maturidade quando entram na faculdade.

Imagino que situações assim vão acontecer novamente, mesmo porque, ainda estamos no primeiro semestre, mas espero estar errada.

3 comentários:

shikida disse...

acrescente-se, 18 e 20 anos E paitrocinados

Karla disse...

O jeito é tentar não se irritar tanto: acho que com o passar do tempo (e o pessoal ficando mais velho) isso melhora; sofri horrores no primeiro ano do curso anterior, já que os colegas nem saíam da sala nem paravam de conversar. E era universidade pública... Graças a Deus o curso atual é noturno e os colegas são bem responsáveis. Força!

Anônimo disse...

Mmmmm... Concordo e discordo. tambem acho que os alunos deveriam levar o estudo mais a serio e perder menos tempo. Mas, para mim, uma sala boa eh uma sala equilibrada, com gente muito seria e gente mais descontraida. Eu dou aulas em um lugar onde a competicao eh tremenda e quase todos os alunos sao muito, muito serios. No semestre passado eu dei uma aula que comecava as 8 da manha, e era de nivel avancado. Era 100% de presenca quase todos os dias. Nao havia, nunca houve espaco para brincadeiras. E muitos desses alunos extremamente serios nao sao tao bom quanto os outros, entao acabam levando bomba. E ai ficam com odio, odio de verdade.

As vezes tudo o que eu queria era levar bolinhos para eles (todos homens) e comentar graphic novels, que eh do que eles gostam. Fora que onde eu dou aulas jamais se tolararia que um professor fosse, por exemplo, tomar cerveja (ou um suco...) com alunos. Acho meio estranho.

Os professores compreendem a imaturidade mais do que os alunos pensam. E apreciam a evolucao. Pelo menos os que eu conheco sao assim. E eu sou assim.

Ah, desculpe a intromissao. Sou amiga da Fernanda.

E boa volta as aulas para as duas!

-- Natalia